segunda-feira, 29 de novembro de 2010

maismenos3

O LIVRO DA VIDA...

Era uma vez um homen que,entre a consciência eo sonho, se deparou com uma grande sala.

Ao se aproximar percebeu um guardiao na porta que disse:

_Ninguém pode entrar aqui, porque aqui estao guardados os "livros da vida", aquele que conseguir passar por esta porta poderá ter acesso ao livro da vida e modificá-lo a seu gosto.

A curiosidade dele era muito grande! afinal poderia escolher seu destino.

Com a insistencia o guardiao resolveu ceder um pouco e disse:

_Está bém, vou te dar cinco minutos, nem mais um segundo.

Ele nem acreditou! cinco mnutos era mais do que suficiente para que pudesse decidir o resto da sua vida,afinal, poderia apagar e acrescentar o que quisesse no livro da vida .

Logo entrou ea primeira coisa que viu foi o livro da vida do seu maior inimigo.

Nao aguentou de curiosidade. O que será que estava escrito no livro dele? assim pensou ele.

O que será, que destino reservava para aquela pessoa que eu nao suportava?

Abriu o livro e comecou a ler. Ele nao se conformou e aí verificou que a vida lhe reservava muitas coisas boas e nao teve dúvidas, apagou as coisas boas e reescreveu aquele destino com uma porcao de coisas más.

Logo viu um outro livro de alguém que ele também nao gostava, e fez a mesma coisa...

Derrepente se deparou com seu próprio livro!

Nao acreditou!

Aquele era o momento... iria mudar o seu destino... iria escrever só coisas boas...

E seria só a pessoa mais feliz do mundo!!!

Quando foi pegar o livro, eis que alguém bate no ombro dele :

Seu tempo acabou ! pode sair !

Ele ficou sem acao !

_Mas eu nao tive tempo nem de abrir o meu livro da vida !!! "disse ele ":
_ Pois é disse o guardiao. Eu te dei cinco minutos preciosos mais você só se preocupou com a vida dos outros e nao teve tempo de ver a sua... e assim é ...

Quantas pessoas se ocupam de falar dos outros ... Julgam os outros...

E nao olham para sua própria vida...

Quando percebem, o tempo passou ea vida ( nao vivida ) ficou para traz.

Nao se esqueca, a flecha lancada nao tem volta ...



Vigiaí e Oraí, ninguém sabe nem o dia nem a hora que o filho de Deus virá. Que ele possa ter misericórdia e compaixao de todos nós. Amém.




A GUERRA NO RIO EM APENAS UMA IMAGEM

29/10/2010

"Tá difícil de falar alguma coisa sobre a situação no Rio de Janeiro. E por estar complicado e denso, vou expressar meu maior sentimento em relação a tudo isso através de uma foto-charge que achei na internet, que na minha opinião expressa algo que talvez não resuma tudo o que está acontecendo, mas que diz demais sobre a cara do Brasil: desigualdade social histórica e mídia altamente tendenciosa." Carlos
Charge: Latuff

Fonte: Blog do Miro (http://altamiroborges.blogspot.com)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ser Professor é:

Ser professor
é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Glória a Deus por mais este ano que vencemos!
Deus abençoe vocês grandemente!
Feliz 2011!!!!

Correção 8º ano página 224

1)
1- Medula renal- contém tubos coletores de urina.
2- Néfron- filtra o sangue produzindo a urina.
3- Córtex renal- contém os néfrons.
4- Pelve renal- colete e conduz a urina aos ureteres.
5- Ureter- conduz a urina até a bexiga urinária.

2 a) O néfron.

b) Correspondem à filtração, reabsorção e excreção.

3- caso 1
a) Perguntar se a pessoa fuma ou se já fumou, por quanto tempo ou se tem contato diário com fumante. Também é necessário saber se tem contato com portadores de tuberculose.

b)O paciente pode ter problemas nos alvéolos pulmonares, que após muitos anos de contaminação pelas substâncias contidas na fumaça do cigarro, ficam com menor capacidade de trocar gases.

caso 2
a) Os rins.

b) A etapa de filtração, quando os resíduos tóxicos (uréia e ácido úrico) são eliminados do sangue, nos néfrons. A presença de proteínas na urina indica que está com problemas com a etapa de reabsorção.

c) Tem que ser feito exames para saber a precisão do mau funcionamento dos rins do paciente. Em seguida é necessário o paciente fazer hemodiálise.

4- a) Na urina, porque os rins filtram o sangue, eliminando os resíduos tóxicos.

b) Do sangue.

c) Extrair os resíduos tóxicos do sangue e devolver as substâncias aproveitáveis.

d) A concentração de uréia aumenta, uma vez que ela é o produto da degradação de proteínas.

e) Não. As proteínas são reabsorvidas pelo organismo e a presença delas na urina (proteinúria) indica alguns tipos de doença renal.

5- O rim 2. Pois é o que apresenta. Entre os rins indicados, a maior área cortical para reabsorção de água, uma adaptação para animais que vivem em ambientes com pouca água e não podem perdê-la em excesso de urina.

Correção da revisão 9ª ano

RESPOSTAS:
1. D

2. Se a explosão ocorreu no espaço, isto é, no vácuo, o som não iria se propagar, já que as ondas sonoras dependem de um meio físico para se propagar.

3. I – b;
II – d;
III – a;
IV – c.

4. Porque a luz (relâmpago) se propaga a uma velocidade muito maior que o som (trovão).
5. A
6. A frequência do som nos permite distinguir as notas musicais. Notas mais agudas são emitidas por ondas com frequências mais altas, e notas mais graves são emitidas por frequências mais baixas.

7. A luz se propaga por ondas eletromagnéticas. Além de se propagarem no vácuo, as ondas eletromagnéticas podem propagar luz por meios sólidos transparentes e translúcidos.

8. A

9. Nosso olho é adaptado para enxergar ondas eletromagnéticas que tenham comprimento de onda entre 400 e 750 nm. As micro-ondas têm comprimento de onda menor que 400 nm, e os raios X e ultravioleta têm comprimento de onda maiores que 750 nm.

10. a) falso;
b) verdadeiro;
c) falso;
d) falso;
e) falso; verdadeiro.

11. A reflexão regular ocorre em superfícies lisas, e os raios luminosos são refletidos paralelamente.A reflexão difusa ocorre em superfícies irregulares, e os raios luminosos são refletidos em direções diferentes.

12. Os espelhos curvos podem ser côncavos ou convexos. Os espelhos côncavos produzem
imagens invertidas, mas quando estão muito próximos aos objetos refletidos produzem imagens não invertidas e maiores que o objeto. Os espelhos convexos produzem imagens não invertidas e menores que os objetos refletidos, por isso apresentam um campo de visão maior que o dos espelhos planos.

13. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz e ocorre porque a luz se propaga a velocidades diferentes no ar e na água.

14. As lentes indicadas para essa função são as lentes convergentes, pois permitem obter imagens ampliadas de objetos pequenos quando posicionadas próximas a eles.

Correção 8º ano página 218

1- De cartilagem. São formados por um tecido que dá sustentação.

b) Nas cavidades nasais.

c) O órgão X é o diafragma associado à ventilação pulmonar.

2 a) Bronquíolos, capilares e alvéolos. Nessas estruturas ocorrem as trocas gasosas.

b) Bronquite e asma.

3ª) Os pulmões enchem-se de gás oxigênio que é então utilizado pelas células.

b) O ar entra no pulmão do lugar de maior pressão para o lugar de menor pressão.

d) A ventilação pulmonar tem controle voluntário e involuntário e é possível aumentar por vontade própria o volume de ar inspirado.

4- a) Tuberculose.

b) Aglomerações intradomiciliares, dificuldade de acesso aos serviços de saúde entre outros.

c) Vacinação e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

5 a) Não. Porque durante a deglutição a laringe está fechada pela epiglote e o ar não chega aos pulmões, indo para o esôfago junto dos alimentos.

b) O alimento pode ir para a traquéia e bloquear o fluxo de ar para as vias respiratórias.

c)Deve-se dar tapas nas costas. Se isso não der certo , chamar socorro médico urgentemente e fazer a manobra de Heimlich.

6ª) Se um número muito grande de alvéolos pulmonares for afetado, as trocas gasosas ficam comprometidas a tal ponto que a pessoa morre por asfixia.

b) Como a capacidade pulmonar fica comprometida, o coração precisa bombear mais rapidamente o sangue e oxigenar o corpo adequadamente sobrecarregando o músculo cardíaco e aumentando a pressão arterial.

Matéria da prova 4º Bimestre

6º ano - Unidade 7
7º ano – Unidade 8
8º ano – Sistema cardiovascular (Unid. 7: Temas 2, 3 e 4) e Unidade 8
9º ano – Unidade 6 (Estudar a Revisão)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um gesto de mãe

Um gesto de mãe1 REIS 3.16-28


Então, respondeu o rei: Dai à primeira o menino vivo; não o mateis, porque esta é sua mãe. (1Rs 3.27.)


O amor de mãe é tão especial; é diferente, é gostoso de sentir,

É proteção, é aconchego sem igual, aquele colo que nos faz dormir.

Aquelas mãos, com tanta paciência,

Que ensinaram o caminho da prudência

Merecem respeito e admiração

E reconhecimento que vem do coração.


Assim que Salomão assumiu o trono de Israel, sentiu-se pequeno e inseguro para tão grande tarefa. Então buscou a Deus de todo o coração. E o encontrou, num sonho. E Deus lhe falou: “Pede-me o que queres que eu te dê”. “Sabedoria, Senhor. Eu preciso de sabedoria para governar esta tão grande nação.” E Deus se alegrou com esse pedido e lhe deu sabedoria tal, como antes dele nenhum houve, e nem depois. Salomão retornou a Jerusalém, e a Bíblia registra seu primeiro teste para demonstrar sabedoria.


Duas prostitutas o procuraram. Ambas tiveram filhos na mesma época. Moravam na mesma casa. À noite, uma delas se deitou sobre a criança, e o menino morreu. Então se levantou, e, sem que a outra percebesse, trocou os meninos de lugar. E uma delas dizia: “Eu conheço o meu filho. Não é este que está morto, mas o vivo é o meu”. E a outra replicava o contrário.


Salomão mandou trazer uma espada e disse: Dividi em duas partes o menino vivo e dai metade a uma e metade a outra. Então a verdadeira mãe disse ao rei, pois o amor materno se aguçara no peito: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum não o mateis. A outra, porém, dizia: Nem meu nem teu; seja dividido. Então Salomão mandou que dessem a criança à primeira, pois o amor de mãe fora bem demonstrado perante todos.


Deus dotou as mães de um amor genuíno e especial. Não pode haver superproteção para os filhos, sufocando-os, e sim uma educação equilibrada conforme a Palavra. Precisa existir limites e disciplina, com amor.


Honrar a mãe é mandamento do Senhor e tem promessa de prosperidade, saúde e sucesso. Experimente.

PAI, NÓS TE PEDIMOS SABEDORIA PARA VIVERMOS CADA DIA EM TUA PRESENÇA. TUDO O QUE FALARMOS, PENSARMOS E SENTIRMOS SEJA INSPIRADO PELO TEU ESPÍRITO SANTO. AMÉM.